Está fruta é uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas do complexo B e minerais, como potássio, cobre, ferro, magnésio e cálcio.

A tâmara é uma fruta que cresce na tamareira, uma palmeira cultivada há milênios. Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que ela tenha surgido no norte da África ou sudoeste da Ásia. A tamareira possui uma alta diversidade de textura, forma, cor e composição química, dependendo do genótipo, ambiente, estação do ano e práticas de cultivo. Os benefícios da tâmara a tornam um alimento muito saudável. Além de ser apreciada na cozinha por seu delicioso sabor, é uma fruta substituta natural do caramelo.

FONTE DE NUTRIENTES

tâmara é um ótima fonte de nutrientes. Apesar das tâmaras secas serem mais calóricas do que as tâmaras frescas, tendo um perfil semelhante ao de passas e figos secos; elas contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras.

Uma porção de 100 gramas de tâmaras secas fornece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 277 kcal
  • Carboidratos: 75 gramas
  • Fibra: 7 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Potássio: 20% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
  • Magnésio : 14% da IDR
  • Cobre: 18% da IDR
  • Manganês: 15% da IDR
  • Ferro: 5% da IDR
  • Vitamina B6: 12% da IDR

FONTE DE FIBRAS

A presença de quase sete gramas de fibra a cada porção de 100 gramas de tâmara é uma boa justificativa para você elegê-la como uma das suas fontes de fibra. A fibras podem beneficiar a saúde digestiva, impedindo a constipação e promovendo movimentos intestinais regulares, o que contribui para a formação de fezes.

FONTE DE ANTIOXIDANTES

tâmara também é rica em antioxidantes. Os antioxidantes protegem as células dos radicais livres, moléculas instáveis ​​que podem causar reações prejudiciais em seu corpo e levar a doenças.

Em comparação com tipos semelhantes de fruta, como figos e ameixas secas, as tâmaras secas têm maior quantidade de antioxidantes.

ADOÇANTE NATURAL

tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar.

Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.

E QUAIS OUTROS BENEFÍCIOS?

  • Contribui para o bom funcionamento do intestino, por ser rico em fibras, ajudando a combater a prisão de ventre;
  • Ajuda a regular o açúcar no sangue, devido ao seu teor em fibras, que previne picos muito altos de glicose no sangue. A tâmara desidratada pode ser consumida moderadamente por diabéticos, pois possui um índice glicêmico médio, ou seja, aumenta moderadamente o açúcar no sangue;
  • Fornece energia para o treino, devido ao seu conteúdo de carboidratos;
  • Promove o desenvolvimento muscular, por ser rico em potássio e magnésio, que são minerais essenciais para a contração muscular;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças, pois é rico em zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, que ajudam a aumentar as defesas do corpo;
  • Ajuda a prevenir a anemia, devido ao ferro;
  • Ajuda a relaxar e reduzir a tensão, pois é rico em magnésio;
  • Contribui para a diminuição do risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, e ajuda a melhorar a memória e a capacidade cognitiva, graças aos flavonoides e ao zinco;
  • Contribui para uma visão saudável, por conter vitamina A, evitando o risco de sofrer doenças oculares, como degeneração macular, por exemplo.

Nutricionista Caroline Vallinhos

Este post tem 4 comentários

  1. Jean

    Muito interessante não sabia da quantidade de benefícios da tâmara , tira uma dúvida ? Consumida em excesso ela pode causar algum efeito colateral ?

    1. Olá Jean, pode sim, a Tâmara é uma fruta seca e cheia de benefícios, mas por ela estar na forma desidratada, possui mais quantidade de açúcar. Caso você consumir em excesso, o nível de glicose no organismo vai aumentar fazendo ele produzir mais insulina (para “limpar” o sangue) e isso pode causar alguns problemas no metabolismo. O ideal é sempre consumir a porção recomendada, no caso da Tâmara seca até 3 unidades no dia. Abraços da Nutri.

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