
Todas as pessoas que praticam atividade física devem mudar seus hábitos alimentares.
A alimentação é diferenciada de acordo com a performance e as necessidades de cada pessoa.
Com a prática e o aumento do tempo ou da intensidade da atividade física, podem ser necessários alguns complementos ou suplementos.
O programa alimentar deve ser planejado de acordo com peso, idade, altura, hábitos alimentares, exames laboratoriais e prática esportiva. Por tanto, é essencial o Nutricionista para fazer a dieta ideal a sua modalidade/rotina.
Abaixo, segue algumas pequenas dicas para atingir seu objetivo:
- Ganho de massa muscular magra e perda de gordura são resultados de uma alimentação saudável, balanceada e frequente.
- Não faça exercícios em jejum! Seu corpo precisa da energia, principalmente dos carboidratos para evitar o consumo de proteína.
- Atenção para a hidratação! Quem realiza exercícios físicos têm uma maior perda de água pelo suor, e não pode descuidar da reposição. Lembre-se que a hidratação inadequada irá interferir no desempenho do treino.
Importante:
- CARBOIDRATOS: (cereais, frutas, massas, batata, mandioca, pães, etc) são os alimentos que devem estar com maior frequência em seu cardápio, afinal, são eles que fornecem energia, disposição, dão volume aos músculos (glicogênio) e participam ativamente na recuperação do corpo após os exercícios.
- PROTEÍNAS: (carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados, soja e feijões) também são muito importantes na construção e reparação dos músculos, entretanto, a necessidade desse nutriente é facilmente alcançada, então, não há necessidade do exagero no consumo desse grupo de alimentos.
- LIPÍDIOS: (azeite, oleaginosas, abacate, peixes gordurosos, sementes, frituras, carnes gordas, etc) devem estar em menor quantidade em seu cardápio, mas você nunca deve excluí-los por completo, afinal, as gorduras têm muitas funções essenciais no organismo e metabolismo, além de colaborar com o fornecimento de energia para o exercício e recuperação. Prefira sempre as fontes de gordura vegetal e peixes – gorduras boas.
DICA: Os atletas costumam acreditar que quanto menos gordura melhor. Isto é desinformação porque se o atleta tem pouca gordura corporal pode faltar as vitaminas lipossolúveis do tipo A, D, E e K. O ideal é consumir 20% deste item na alimentação.
As pessoas que praticam atividade física ficam tão preocupadas com a ingestão de proteínas, carboidratos, etc, que se esquecem das VITAMINAS e MINERAIS.
Ambos são muito importantes, afinal, organizam todo o metabolismo, ajudam na queima de gordura, aumento de síntese de proteínas, formação de energia, qualidade dos ossos e órgãos e alguns são antioxidantes. Aumente seu consumo diário de alimentos frescos e naturais como: verduras, legumes, frutas, cereais, ovos, leite e derivados, sementes, carnes e aves.
Os suplementos alimentares, se necessários, devem ser indicados por um nutricionista que irá avaliar qual o melhor tipo, a quantidade recomendada e horários mais favoráveis para o consumo.
Abraços da Nutricionista Caroline Vallinhos